Começamos com o dojo aqui no IFF no final do ano passado. Tivemos férias, voltamos… E paramos por quase 2 meses! 😦
E a lista DojoRio crescendo, agitada, cheia de idéias, sempre interessante…
O tempo estava curto, ainda está muito curto. Mas enfim voltamos mesmo! Com vontade! \o//
Com o mesmo objetivo de nos divertir e aprender juntos! (admito, eu estava com saudades!)
No post anterior falei das edições antigas (que demoramos a relatar) e nesse vou falar das quatro últimas edições mais atuais -o último mês- e agora vamos manter os relatos Dojo@IFF semanais!
Foi em Coral, uma adaptação do Python que o ‘traduz’ para português!
A galera toda curte escrever python e poder fazer isso no nosso idioma foi bem legal!
O Dojo foi show! A Coral não é usada ainda, então, colocá-la a prova foi bem interessante.
O bom de ter usado a Coral: encontramos alguns erros! rs Isso foi bom porque foi legal vê-los serem corrigidos e entender como os comandos python são sobrescritos por ela e saber um pouquinho de como ela foi criada (com a presença ilustre do criador da parada! Valeu, Gustavo).
.
O problema Palavras Primas foi um que o Mario Jorge Valle vinha pedindo há muitos Dojos (a parte engraçada: ele pede esse problema há vários Dojos e nem participou desse em que, afinal, decidimos fazer!).
O problema funciona assim: para descobrir se uma palavra era prima, nós tivemos que atribuir um valor para cada letra da palavra, seguindo a ordem alfabética (A=1; B=2; C=3 …) e depois verificar se a soma das letras era um número primo.
Um problema bem simples, mas que foi legal de ser desenvolvido pois a maioria da galera presente tava começando a programar há pouco e também a participar do Dojo, então todos puderam participar e opinar bastante (Bem no clima que a gente curte :D)
Concluímos o problema, com um pequeno ‘roubo’ do Gustavo no final (que ficou 2 tempos no teclado!)
.
Foi bem legal para o recomeço dos Dojos do IFF! E esperamos mais para os próximos e contamos com a galera toda para dar continuidade e frequência!
.
Retrospectiva:
Well, well
Usamos Coral (linguagem nova e exclusiva, mas isso também foi ruim!)
Todos participaram
Corrigimos bugs na linguagem
Resolvemos o problema
WTF?
Gustavo roubou no final
Usamos coral (ruim por causa dos bugs, mas isso também foi bom!)
Dia de brincar de Roleta Romana. Um outro problema bem legal trazido pelo RuhanFA.
A temática de ‘brincar de matar’ deixou os loucos presentes -me incluo aqui- bem animados e só saímos de lá as 21:30h!!! (meio psicopata isso… rs)
Ficamos um tempo analisando as entradas, definindo bem como seria a saída, o nome dos métodos e toda a estrutura do programa… Ok.
Ficamos tentando fazer com baby steps como manda o figurino, mas foram se formando ifs e mais ifs e então acabamos caindo na questão que sempre detona tudo: deixamos os baby steps pra lá e fomos tentar resolver tudo de uma vez. Vieram idéias de um jeito, de outro, de outro… E acabou que, devido a complexidade, acreditamos que chegamos a uma solução próxima a final, mas… Os testes feitos no Dojo acabaram não passando! Mas mesmo que não terminados, assim eles estão postos no GitHub.
.
Eu acabei o Dojo intrigada e resolvi fazer os testes passarem…. Então, o código com os testes passando, está aqui (foi por pouco mesmo, como imaginávamos!).
.
Retrospectiva:
Vivo
Maneiras diferentes de resolver o mesmo problema
Problema desafiador
Respeitamos as regras de falar/não falar nas horas corretas
Bastante discussão sobre o problea
Extrapolamos muito! (1 hora!) o tempo
Morto
Ver um problema mais fácil para a próxima, que dê para usar baby steps
O último Dojo do mês foi um Dojo bem rápido, com poucas pessoas, mas não menos interessante por isso!!!
O problema abordado ‘WaterFlow’ foi trazido pelo Weslleymberg.
Resolvemos ficar com uma abordagem bem simples do problema, pois tinhamos hora marcada para terminar.
Até onde nos propusemos fazer, terminamos. E o que fizemos foi: Tinhamos como entrada a quantidade de agua presente em dois recipientes, e considerando que tinhamos um cano que os ligava, tinhamos também que entrar com o fluxo de água suportado pelo cano por segundo. A resolução do problema foi determinar, num tempo X, qual seria a situação dos dois recipientes de água.
.
Como ficou simples, tivemos a idéia de continuar o problema no próximo Dojo, uma vez que julgamos que não vai ser difícil para a galera que não participou desse acompanhar a continuação! A idéia é tratarmos de um número X qualquer de recipientes, com um número Y qualquer de canos interligando-os.
Foi legal pois como tinha pouca gente, deu para cada um pega no teclado várias vezes e facilitou que as regras fossem cumpridas. Também fizemos com baby steps e vai ser possível continuar no próximo Dojo sem perda da idéia de que todos os presentes estejam totalmente cientes do problema completo e sua resolução.
.
PS: Foi o Dojo com maior índice relativo de mulheres de todos os tempos: 50% (rs)
.
Retrospectiva:
Flui
Finalizamos o que nos propusemos do problema
Pouco atraso
Pouca gente! (foi bom isso!)
Todo mundo programou
Respeito as regras
Não fluiu
Namoro do Dojo (nem teve isso, mas mandaram eu registrar..)
This entry was posted on 0, 5 de julho de 2010 at 2:10 and is filed under DojoCampos, Relato de encontro. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.
Both comments and pings are currently closed.
One Response to Dojo@IFF em Junho! Edições [11][12][13] e [14]
parabens galera! show de bola!!!
ps: dojo@campos formando casais =x