ForkinRio Python – 13/06/2010

Galera,

Rolou ontem mais um ForkinRio Python. A ideia foi de fazê-lo majoritariamente remoto, portanto, só estávam presentes de corpo e alma:

Nos encontramos às 10:00 da manhã, entretanto, perdemos muito tempo tentando achar uma maneira alternativa ao dimdim para poder realizar a reunião remotamente. Testamos primeiro uma outra ferramenta online para conferências que o Mário havia pesquisado. A ferramenta é a tokbox. É uma ferramenta online que, para até 20 pessoas na conferência, pode ser usada de graça. Para esse número de pessoas, achamos bastante razoável a usabilidade, o problema é que ela não tinha screen sharing. Depois testamos uma conferência via Skype, mas havia o mesmo problema. No Skype não poderíamos usar câmeras e dividir a tela. Por fim, tivemos a ideia de fazer um screen cast, mas já estava bem tarde e resolvemos começar o trabalho.

Não progredimos muito. Primeiro porque bastante tempo foi gasto para o Diego e eu entendermos o código, já que não havíamos participado dos últimos Forks. Depois, como alguns tinham compromissos mais tarde, não poderiam demorar muito.

O Mário nos explicou as ideias definidas no último de primeiro separar os métodos e depois encapsulá-los em classes. Mas, achamos melhor, antes disso fazer um ajuste fino nos métodos já definidos. Como antes tudo era um código só, ainda havia muito lixo legado em alguns métodos. Além disso, haviam algumas (várias) variáveis e chamadas de métodos que possuíam nomes que não imprimia valor nenhum ao programador que lê. Por último, os arquivos HTML estavam uma zona no que diz respeito a identação. Como todo programador gasta mais tempo lendo código do que escrevendo, nós optamos por tornar o código tanto das interfaces como os de algum métodos mais legível.

O resultado está neste repositório no Github. Aprendemos bastante sobre a maneira que o CherryPy dialoga para montar os fluxos e também o modo que os arquivos de template fazem para acessar variáveis e terem códigos Python dentro deles. Houve uma crítica ferrenha à tal modo e algumas comprações com o modo que o Django e o Web2py dialoga com os templates.

Para o próximo encontro, nos comprometemos em continuar essa refatoração. Pretendemos terminá-la para definirmos quais serão os próximos passos do Fork. Como no próximo domingo teremos jogo do Brasil na Copa do Mundo, o encontro fica para o domingo seguinte. Então, dia 26 de Junho nos encontramos para trocar mais uma bolinha sobre Python.

Até a próxima,

Bernardo Fontes

1 Responses to ForkinRio Python – 13/06/2010

  1. Mauro George disse:

    Fala Bernardo,

    Infelizmente não deu para ir, nem mesmo no skype, mais ótimos post. Vou dar uma olhada aqui nos códigos e ver o que fizeram.

    Abraços